31 de agosto de 2009

A Inesquecível Dor do Caranguejo.


A próxima vez que você avistar aquele espeto de caranguejos à venda ou esses crustáceos vivos esperando pelo abate em restaurantes deverá se lembrar de algo inusitado que acabou de ser descoberto: esses animais sentem dor, como também podem se lembrar dela. Um estudo, feito na Irlanda do Norte (noss), mostrou que os eremitas-bernardos sentem o que pode ser classificado como dor e são capazes de se lembrar desse estímulo desagradável.

No experimento, as conchas que servem de abrigo para esses crustáceos foram submetidas a um choque elétrico, que se propagava até o abdômen do "inquilino". Apenas os animais que receberam o choque, sairam de suas conchas. Muitos desse grupo evitavam passar perto da antiga moradia, e outros tentavam escalar as paredes da câmera onde o experimento foi feito, ou iniciavam uma luta contra a antiga casa.

Os animais que levaram choque e permaneceram em suas conchas pareciam se lembrar da experiência, pois se mostraram mais oropensos a mudar de abrigo assim que um novo (e parecido com o anterior) era oferecido a eles.


Agora fodeu. Vou ter pena dos caranguejos.

0 comentários: